Onde estou

Previsão do Dia

Previsão

Sexta-feira, 26 de abril de 2024


A atuação de uma alta pressão atmosférica influencia o tempo sobre o estado mineiro nesta sexta-feira. O padrão é favorável a uma maior estabilidade atmosférica, com previsão de chuvisco isolado, a qualquer momento, na faixa leste do estado. Sol entre nuvens predomina nas mesorregiões na metade oeste mineira, bem como tempo mais seco, com mínimas de 40% do índice de umidade relativa do ar. Já no extremo norte do estado, predomínio de céu claro. No período da tarde, as máximas estarão acima dos 31°C no noroeste do estado, com picos de 34°C na mesorregião Norte de Minas e no pontal do Triângulo Mineiro. As mesmas não deverão ultrapassar os 29°C entre o centro/sul da Metropolitana de Belo Horizonte e da Zona da Mata, bem como no Sul de Minas e Campo das Vertentes.

Em Belo Horizonte, terá predomínio de Sol pela manhã, com aumento da nebulosidade à tarde. Máximas de até 29°C e umidade relativa do ar, mínima, em torno dos 50%.

 20240426

OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades: Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares,  Juiz de Fora, Montes Claros,  Paracatu, Poços de Caldas,  Teófilo Otoni e Uberlândia.

Previsão de Tempo Severo

Abaixo, segue o mapa de Níveis de Severidade, sendo indicados as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo com 2 cm ou mais de diâmetro (ou com acumulação em solo), vendavais (rajadas > 90 km/h ou dano por vento), tornados e/ou chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco e o nível 4, o mais severo. Entenda mais a metodologia empregada.

 

Sem previsão de tempestades para o período

20240426 severidade

OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades: Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares,  Juiz de Fora, Montes Claros,  Paracatu, Poços de Caldas,  Teófilo Otoni e Uberlândia.

OBS1: As probabilidades no mapa são interpretadas da seguinte forma: a probabilidade que uma pessoa tem, em um determinado ponto, para observar evento de Tempo Severo num raio de 40 km de distância dela.

Previsão de Chuva

            Grande parte do estado tem previsão de tempo estável, porém, o transporte de umidade por um sistema de alta pressão transiente no Atlântico, dá condições para a formação de nuvens de chuva entre a Zona da Mara e o norte do Jequitinhonha. Os acumulados totais de precipitação não deverão ser significativos.

 

20240426 chuva

OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades: Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares,  Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Poços de Caldas,  Teófilo Otoni e Uberlândia.

Acesso Restrito